No Tempo de Deus!
Quantas vezes nós erramos por não ouvirmos a voz de Deus e agirmos no tempo certo?
Muitas vezes quebramos a cara, nos precipitamos ou deixamos de aproveitar algumas oportunidades por não entender o tempo de Deus para nós. Na verdade não é nem por não entendermos, é mais por não queremos entender, ouvimos Deus falar, de diversas maneiras, na igreja, em sonhos, através de um conselho do líder, etc...
Para entendermos um pouco mais sobre essa questão tenhamos como texto base II Samuel 5. 17 25, leiamos:
“Quando os filisteus souberam que Davi tinha sido ungido como rei de Israel, o seu exército saiu para prendê-lo. Quando soube disso, Davi desceu para a fortaleza. Os filisteus chegaram ao vale dos Gigantes e o ocuparam. Aí Davi perguntou a Deus, o Senhor:
— Devo lutar contra os filisteus? Tu me darás a vitória?
— Vá! — disse o Senhor. — Eu lhe darei a vitória.
Então Davi foi até Baal-Perazim e ali venceu os filisteus. Ele disse:
— Como uma enchente que derruba tudo, assim o Senhor abriu uma brecha no meio dos meus inimigos.
Por isso, aquele lugar é chamado de Baal-Perazim. Ali os filisteus abandonaram os seus ídolos, e Davi e os seus soldados os levaram embora. Então os filisteus voltaram para o vale dos Gigantes e o ocuparam.
Mais uma vez Davi consultou o Senhor, e ele respondeu:
— Não os ataque daqui. Dê a volta, vá até as amoreiras e ataque por trás. Quando você ouvir o barulho de marcha por cima das amoreiras, fique pronto para atacar porque isso quer dizer que eu estou indo na sua frente para derrotar o exército dos filisteus.
Davi fez o que o Senhor havia mandado e obrigou os filisteus a recuarem desde Geba até Gezer.
Vemos neste texto que depois que os filisteus souberam que Deus tinha levantado Davi como rei de Israel, subiram para tentar destruí-lo.
Todas as vezes que o diabo vê que alguém está sendo levantado por Deus ele também se levantará para tentar intimidar essa pessoa.
Vemos que ao saber disso, Davi não murmurou, não quis desistir e nem ficou prostrado debaixo de um espírito de angústia e tristeza.
Se o inimigo está se levantando contra você é um sinal de que Deus quer levantá-lo.
Veja o que está escrito na epístola de Pedro, I Pedro 4.12:
“ Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;”
Vemos que não apenas uma mais, mas algumas vezes, os filisteus se levantaram contra Davi e contra Israel, neste texto duas vezes eles se levantam. Mesmo depois de O Senhor tê-los desbaratado eles voltaram a se levantar.
UMA LIÇÃO QUE DEVEMOS APRENDER COM SATANÁS: ELE NUNCA DESISTE, MESMO QUE TUDO SEJA CONTRÁRIO, ELE NUNCA DESISTE!!!
Tenhamos postura de reis. Davi poderia ter lamentado dizendo:
Eu sou rei, sirvo a Deus, sou fiel, dizimista, e mesmo assim Deus deixa acontecer isso comigo. Não vou mais ao templo!!
Poderia dizer:
Será que Deus não vê isso?
Ou:
Se Deus não fizer nada a respeito de meus inimigos eu nunca mais vou servi-lo.
Já ouviu alguma dessas frases?
Já falou alguma dessas frases???
A postura de Davi foi coerente com suas palavras nos Salmos escritos por ele. Quando ele soube que o inimigo estava se levantando ele correu a fortaleza, para onde você tem corrido?
“Ouvindo, pois, os filisteus que haviam ungido a Davi rei sobre Israel, todos os filisteus subiram em busca de Davi; o que ouvindo Davi, desceu à fortaleza.” (II Samuel 5.17) Compare com seus Salmos (de Davi), apenas três dentre muitos:
“ EU te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha.” (Salmos 18.1)
“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.” (Salmos 18.2)
“Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.” (Salmos 31.3)
Vemos uma outra coisa interessante: Os levantes são vários, mais o inimigo é um só. Vemos que de tempos em tempos o mesmo inimigo se levanta contra a vida de muitos cristãos.
De tempos em tempo o mesmo espírito tenta contra a vida das pessoas, com algumas pessoas o espírito que de tempo em tempos se levanta é o espírito de tristeza. Com outras pessoas é o espírito que atua nas finanças. Com outras pessoas é o espírito de enfermidade. Algumas pessoas de tempos em tempos têm problemas dentro de sua casa, dentro de sua família.
Você nota que suas lutas de hoje, na maioria das vezes, é a mesma luta que você tinha a dois ou três anos atrás? Precisamos vencer o inimigo de nossas almas de uma vez por todas, sem chances de deixá-lo voltar!
Um Deus estrategista.
Veja que mesmo que Davi já tivesse derrotado os filisteus várias vezes, ainda assim ele buscou orientação dO Senhor sobre como agir. Davi era um homem segundo o coração de Deus, por isso Deus estava nele e com ele. Nosso grande problema é que somos homens conforme nosso próprio coração e não queremos buscar a Deus.
Deus nos dará estratégias para vencermos nossos inimigos de uma vez por todas, Deus disse para que Davi esperasse um sinal, esperasse que a copa das amoreiras balançasse, só depois disse Davi poderia atacar os filisteus.
Aí você pergunta:
Como posso ouvir a voz de Deus?
Deus fala conosco de diversas formas:
Através da palavra pregada no culto ou na célula. Através da leitura da palavra. Através do louvor. Através de sonhos. Através de um dos dons do Espírito Santo. Através de seu líder e discipulador.
“E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém:
Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;” (II Crônicas 20:20)
Como Deus não quer falar com você (não que isso não possa acontecer):
Através da TV (mesmo que seja um programa evangélico, se Deus tem vários canais dentro de sua igreja para falar, porque vai usar alguém que nunca orou, jejuou ou pagou um preço por você, Deus honra seu líder e sua igreja local). Através de um amigo do mundo. Através de música mundana. Através de livros de outras religiões.
Na verdade já sabemos de tudo isso, e erramos porque queremos errar. Deixe hoje que Deus mude sua vida, não haja mais de acordo com seu coração, com sua vontade. Haja de acordo com aquilo que o Senhor está lhe dizendo. E você verá, antes de você esperar, que Deus está balançando sua amoreira e está desbaratando todos os seus inimigos.